Muitas pessoas podem achar que cachorro e criança não combinam muito, algumas famílias deixam de adquirir um animalzinho de estimação com medo de que o mesmo sofra com ciúmes e coisas do tipo. Separamos abaixo alguns benefícios que os cachorros trazem para crianças e bebês.
Coordenação motora
Ter um cãozinho em casa ajuda a estimular a coordenação motora da criança, pois ela precisa controlar sua força para acariciar o animal, treinar a marcha ao engatinhar ou tentar andar (e até correr, quando maiores) atrás do animal. Olfato, visão e audição também são provocados pelos sons, cheiros e movimentos do cachorro.
Desenvolvimento afetivo
Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é à toa que cachorros, gatos, passarinhos, ursos e vários outros bichinhos são figuras constantes no universo dos pequenos, seja na decoração do quarto ou em livros infantis. Ter um cão em casa ajuda a criança a exercitar o senso de responsabilidade e trabalhar seus sentimentos como a autoestima, a alegria, a tristeza, a frustração, a tolerância e a compreensão.
Desenvolvimento social
Convivendo com o cão, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.
Aumento da concentração
Alguns estudos comprovam que os cães podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias, por exemplo: alimentar o animal, banhá-lo e levá-lo para passear. Ocupar-se dessas tarefas ajuda a criança com TDAH a relaxar, promove a interação social e aumenta a autoestima.
Alegria
Os cães sempre trazem alegria e leveza ao ambiente, pois estão sempre dispostos, brincando, pulando ou fazendo algo engraçado, o que acaba proporcionando momentos de descontração para toda a família. Quem tem um cão em casa, sabe muito bem disso! Clique aqui e conheça a emocionante história de um cão de três patas que devolveu a alegria de viver a uma criança.
Mesmo com tantos benefícios, é importante manter a saúde e higiene do animal em dia e ficar atento às possíveis mudanças de comportamento do seu cão, principalmente durante as primeiras semanas do recém-nascido em casa.
Fonte: Blog Babysec